12 dicas para proteger a vista do cansaço ocular

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Os profissionais que trabalham num escritório a maior parte do dia passam quase todo o tempo em frente a um computador. Esta é uma prática que a longo prazo pode afectar a vista, sobretudo quando os períodos de trabalho ultrapassam as 8 horas. É o seu caso? Então hoje temos 12 dicas para proteger a sua vista da fadiga ocular.

Quais são os efeitos de trabalhar durante mais de 8 horas em frente a um computador?

Estar muito tempo em frente a um monitor faz com que os olhos pisquem menos, o que vai diminuir a lubrificação, gerando fadiga e ardor. Se o escritório tiver ar condicionado a lubrificação nos olhos torna-se deficitária, pelo que para os proteger deve-se fazer pausas de 5 minutos, evitar os espaços com ar condicionado ou melhorar a lubrificação através do uso de lubrificantes oculares.

 

  1. Melhor alimentação

Para ter uma boa visão é preciso aumentar a ingestão de frutas, peixe, proteínas e vegetais, os quais oferecem antioxidantes e vitaminas para fortalecer a retina.

 

  1. Ajude a sua visão a descansar

Para recuperar do grande esforço realizado durante o dia, é fundamental descansar pelo menos 8 horas. Durante o dia tire cinco minutos de intervalo a cada uma hora, olhando para um ponto distante e fora da visão do monitor do computador, ou simplesmente fechando os seus olhos durante alguns minutos quando seu trabalho exigir um período prolongado de frente para o computador.

 

  1. Produtos recomendados para cuidar da visão

Para tratar problemas relacionados com o desgaste natural do olho recomenda-se o uso de lentes de contacto, óculos ou cirurgia a laser. Há várias opções disponíveis no mercado. Deve-se também ir pelo menos uma vez por ano ao oftalmologista para verificar a saúde da vista e se é necessário o uso de lubrificantes oculares.

 

  1. O stress afecta a visão

As mudanças no estilo de vida aumentam o cansaço ocular. Por exemplo o stress faz sentir as suas consequências no organismo criando problemas sérios. Se estiver a passar por uma situação stressante e que não pode controlar, o melhor será procurar ajuda profissional ou começar a mudar de hábitos.

 

  1. O monitor deve estar a uma distância adequada

A fadiga ocular deve-se aos maus hábitos de uso do computador. Por exemplo, o monitor deve estar a nossa frente a cerca de 75 centímetros de distância e um pouco abaixo do nível dos olhos, devendo a parte superior do monitor estar alinhada com eles. Isto vai fazer com que a vista não seja tão forçada, uma vez que assim o pescoço está numa posição mais natural.

 

  1. Baixar a intensidade da luz

Se precisa de um contraste maior entre as cores escuras e claras, experimente baixar a intensidade da luz para evitar ter um monitor com demasiado brilho.

 

  1. Evite e limpe as partículas no monitor

Para além de manter o monitor a uma distância recomendada, deve-se limpar o monitor com um pano embebido numa solução anti-estática. As partículas podem fazer com que o pó vá para os olhos causando irritação e fadiga.

 

  1. Uso de suporte como referência

Caso o seu trabalho envolva um prolongado envio de dados, use um porta-documentos para proteger qualquer material de leitura ou material de referência. Coloque o porta-documentos próximo ao monitor e à mesma distância que há entre seus olhos e seu monitor. Isso permite que seus olhos mantenham o foco quando olham do monitor para o material de leitura.

 

  1. Iluminação semelhante ao monitor

Para evitar o cansaço ocular tente ter a iluminação do espaço parecida com a do monitor, com o uso de novos focos, mudança das protecções contra o sol, ou o uso limitado da luz natural. É sempre possível fazer alterações neste ponto.

 

  1. Uso de uma pelicula de protecção antibrilho

Se lhe é difícil ajustar o monitor ou fazer mudanças no escritório, compre uma pelicula de protecção antibrilho. Isso irá ajudar não só a proteger vista, como também vai aumentar a sua privacidade.

 

  1. Pisque mais a vista

Quando nos fixamos demasiado tempo nalguma coisa, os olhos deixam de piscar. É o que acontece quando se usa o computador durante demasiado tempo. Por essa razão faça pequenos períodos de descanso sempre que puder e feche os olhos durante alguns segundos.

 

  1. Monitor de alta resolução

Os modelos antigos brilham mais, fazendo com que os olhos tenham de se esforçar mais.

 

Imagem @Martin Terber

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...